Marcas e Patentes

Marcas
e Patentes

O escritório em parceria com a Primeiro Mundo do Brasil, empresa especializada em registro de Marcas e Patentes há mais de 29 anos, atua com a assessoria completa em todas as fases do Registro da Marca perante o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), baseada na Lei 9.279/96.

Para saber mais sobre o assunto, você pode acessar o nosso artigo no blog sobre Patentes.

Direitos autorais

Tem como objetivo proteger as obras intelectuais e criações do autor, expressa por qualquer meio, podendo ser tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro.

Pertencerá ao autor da criação os direitos morais e patrimoniais sobre a obra criada. Você poderá acessar o artigo sobre direitos aturais para saber mais sobre o que pode ou não ser configurado como direito autoral, e quais são os direitos protegidos por lei.

Registro de aplicativos e programas de computador

Fica assegurado ao autor do registro do programa de computador (software) ou aplicativo a proteção pelo prazo de 50 anos, contados a partir de 1º de Janeiro do ano subsequente ao da sua publicação ou, na ausência desta data, da sua criação. Para saber mais sobre a proteção nacional e internacional (Convenção de Berna) você pode acessar o nosso artigo no blog sobre Registro de Aplicativos e Programas de Computador.

Perguntas Frequentes sobre Marcas e Patentes

O registro da junta comercial não garante a proteção da marca a nível nacional, pois, é necessário o registro no INPI (INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL).

Não tem ao certo como precisar o tempo exato para a concessão ou indeferimento do registro da marca, porém o INPI ao longo do tempo vem trazendo celeridade no julgamento das marcas, com uma média de 8 meses a 1 ano para o julgamento.

Porque todas as empresas estão suscetíveis a ter que pagar indenizações por usar marca que já possua registro anteriormente por ser crime conforme previsto em LEI. Toda marca tem o seu valor, e precisa de um cuidado, pois é o seu maior patrimônio dentro de uma empresa ou como pessoa física.

É ter a certeza de ficar assegurada a tutela dos direitos relativos a programa de computador pelo prazo de cinqüenta anos.

O pedido de patente retroage desde da data do depósito de patente, logo poderá ser comercializado.